4 sugestões para os próximos dias de sol no Alto Minho

Com os dias de calor que começam a chegar, começa também a procura por escapadinhas a poucos quilómetros de distância, mas onde podemos aproveitar para descansar e aproveitar o bom tempo.

Assim sendo, deixamos-lhe 4 sugestões de sítios para visitar.

Vila Nova de Cerveira

Se vai visitar Vila Nova de Cerveira, pare o carro no parque junto ao rio e aproveite a calma e beleza da fauna e flora desta região. A zona histórica é muito pitoresca e com muito para descobrir. Desde o centro histórico às atividades no rio, pode aproveitar o bom tempo e ficar a conhecer uma vila cheia de história.

Entre as estreitas ruas revela-se a sua antiguidade e descobrem-se os monumentos históricos. Em Vila Nova de Cerveira, vai ver as casas senhoriais, dos séculos XVII e XVIII, e espaços da Via Sacra espalhados por várias ruas do centro histórico.

Esta vila, situada na fronteira Norte de Portugal com Espanha, oferece aos seus visitantes várias atividades de desporto e lazer. O nascer do dia convida a fazer paddle no Rio Minho, numa água tão calma e serena que espelha o céu. Caso não tenhamos a sorte de nos cruzar com uma lontra, rio abaixo e rio acima, podemos sempre fazer uma visita ao Aquamuseu, localizado na margem portuguesa do rio, em Vila Nova de Cerveira.

Mas quem visita esta vila não fica apenas pelas atividades no Rio Minho. Uma das grandes atrações são os trilhos de montanha em jipe todo o terreno onde pode visitar as montanhas que rodeiam a vila.

PORTELA DO HOMEM

Portela do Homem é um pequeno pedaço de terra partilhado por Espanha e Portugal, na serra do Gerês, no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Do lado de cá fica no concelho de Terras de Bouro e do lado lá em Lobios. 

Esta é uma região muito procurada por banhistas que querem explorar as águas cristalinas das cascatas. A mais conhecida é a Cascata de S. Miguel. As cascatas estão situadas a 822 metros de altitude e estão cercadas pelas rochas graníticas polidas pela erosão milenar, formando bem lá no fundo, um quadro natural, isto é, uma piscina cristalina de cor verde-azulado.

Para quem quer explorar a região sem entrar dentro de água, pode sempre optar por fazer um trilho a pé, ou explorar a fauna e flora num passeio de bicicleta elétrica.

Corno do bico

Numa região montanhosa de formas suaves e arredondadas, a Paisagem Protegida do Corno do Bico, com 2.070,83 ha, culmina no Corno do Bico (883 m), caracterizando-se, sobretudo nas áreas de maior altitude, pela presença de conjuntos de blocos arredondados de granito, dispostos isoladamente ou sobrepostos que conferem um aspeto caótico à paisagem. 

Estão inventariadas 439 espécies da flora e a fauna é variada, desde mamíferos, como o lobo-ibérico, a um numeroso cortejo de aves. A ocupação humana é remota, sendo atestada pela existência de monumentos megalíticos (em Bico e São Martinho de Vascões), associados no núcleo megalítico de Chã de Lamas, povoados fortificados (castros de Cossourado e de Cristelo) e miliários romanos (i.e. marcos indicadores da milha romana).

Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima

A vila mais antiga de Portugal volta a ser anfitriã do Festival Internacional de Jardins, depois da paragem em 2020 devido à pandemia de Covid-19. O Festival Internacional de Jardins aposta na revitalização dos espaços urbanos, na preservação do ambiente e promove as boas práticas do uso dos jardins, e costuma atrair, em média, 100 mil visitantes por edição.

São 12 os jardins que pode visitar, entre eles o mais votado na edição de 2019, “Vertigem (IR) Reversível”. No final poderá votar no seu jardim favorito – o vencedor passará automaticamente para a edição do próximo ano. 

O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima foi distinguido internacionalmente em 2013 com o título Garden Tourism Awards, na “North American Garden Tourism Conference”, em Toronto, e em 2017 com a distinção “Europe for Festivals, Festivals for Europe” da EFFE Label 2017-2018.

O bilhete custa 1€ (0,50€ para maiores de 65), mas a entrada é gratuita para menores de 12 anos. Consulte os horários no site oficial.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.