A cidade de Braga recebe concurso europeu de Gastronomia

O Mercado Municipal de Braga vai ser o local anfitrião do European Young Chef Award (EYCA). Um concurso europeu, que visa juntar os mais dotados jovens chefs de toda a Europa, num evento dedicado à gastronomia e às suas regiões. A organização é levada a cabo pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo (IGCAT), em colaboração com instituições de artes culinárias das Regiões de Gastronomia.

A concurso estão nove chefs vindos de toda a Europa, dos quais dois são portugueses: Pedro Cruz em representação do Minho e Inês Branco, a representar a região de Coimbra.

A 5ª edição do EYCA defende uma cultura alimentar sustentável, formando jovens chefs na atenção e no cuidado a ter com os produtos locais. Dessa forma, os jovens vão trazer produtos locais, que usarão na preparação dos seus pratos. Porém, o mercado dá-lhes a oportunidade de usufruírem do leque de produtos frescos que tem à disposição, e dessa forma, promovem os seus produtos locais.

O dia 24 de novembro é o dia D. Os jovens chefs vão confecionar a sua reinterpretação inovadora de uma receita tradicional da sua região. Os concorrentes têm 2:30h para apresentar uma versão inovadora do prato que apresentaram no dia anterior.  O prato vai ser avaliado por chefes de cozinha estrelados e peritos internacionais, que fazem parte do júri presidido pelo único estrela Michelin da região minhota, o chef António Loureiro. No final do dia será conhecido o vencedor do concurso.

No dia 25 de novembro, a organização preparou um dia de visitas a várias cidades para que, de alguma forma, os jovens chefes fiquem a conhecer melhor a tradição e a cultura minhota. Guimarães, Ponte de Lima e Viana do Castelo são os locais de passagem que estão programados para este dia. 

Catalunha, Minho, Coimbra, South Aegean, Arhus, Eslovénia, Menorca, Trondheim e Hauts de France são as nove regiões que lutam pelo do título de melhor Região Europeia da Gastronomia e o seu representante certifica-se como o melhor jovem chef da Europa.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.