‘Amares de Portas Abertas’ dias 2, 3 e 4 de Julho

Dias 2, 3 e 4 de Julho comemora-se o Dia Mundial do Vinho que, este ano, será celebrado de maneira diferente em Amares com a primeira edição do festival ‘Amares de Portas Abertas’.

Situando-se entre os rios Homem e Cávado, Amares é um dos 14 concelhos que integram o distrito de Braga.

Com uma das mais belas paisagens do Minho, entre a abundância das águas e a intensidade do verde, tem verdadeiros locais paradisíacos, seja junto às margens dos rios, seja no cimo das montanhas, onde se erguem ermidas de vistas estendidas quase até ao mar.

Cruzam o concelho pontes antiquíssimas, velhos trilhos de romeiros, chãos de giesta e penedia, bem como vias que lembram a civilização romana na travessia pela Geira, que ligava Braga a Astorga. Associado a nobres e ilustres cavaleiros, como D. Gualdim Pais e Mendo Moniz, foi destino do poeta Sá de Miranda. Mais recentemente conheceu como filho afamado António Variações. Conta ainda, sobretudo no campo da poesia e da literatura infanto-juvenil, com um outro nome de excelência: Vergílio Alberto Vieira.

Com alma de gente simples e hospitaleira, colhe da terra e leva para a mesa a gastronomia de paladar caseiro, tendo mesmo adquirido projecção nacional o seu Festival das Papas de Sarrabulho, sem esquecer as várias confecções do bacalhau, as trutas, o pica-no-chão e o cabrito, entre muitos outros pratos.

Não menos célebre é a sua laranja, de tamanho e forma singulares, saborosa, suculenta e de casca fina – assim como os múltiplos derivados deste fruto, desde sumos, compotas e doces.

Tudo bem regado com vinho verde branco ou tinto da região, de que se destaca como mais característico o de travo a loureiro, a deliciar de frescura e animada degustação os mais requintados ou descontraídos momentos de comemoração e de convívio.

Para celebrar o vinho verde, durante o Festival ‘Amares de Portas Abertas’, vai poder visitar, entre as 10h e as 18h, 7 quintas produtoras de vinho verde da região de Amares: Casa da Tapada, Encostas da Abadia, Quinta D’Amares, Quinta D’Ornellas, Socalcos do Bouro, Solar das Bouças e Terras de Amares. Além da visita à quinta, pode ainda desfrutar de uma prova de vinho personalizada. 

Solar das Bouças

O Solar das Bouças remonta ao séc. XVIII. O nome vem do facto de, naquela época, existirem muitas bouças na propriedade. Situado a 15 KM de Braga, a quinta tem 37 hectares e possui um solar recuperado. Das Bouças nasceram as vinhas e atualmente o Solar das Bouças afirma-se como uma das mais conceituadas marcas de Vinho Verde.

Rua do Crasto 1415

4720-614 Prozelo, Amares

dgeral@solardasboucas.com 

+351 253 909 010 

966 698 280 

Terras de Amares / Casa Lata

A Casa Lata sempre esteve tradicionalmente dedicada à agricultura e nos últimos 30 anos desenvolveu a produção de Vinho Verde – Vinhos Terras de Amares, tornando-se num dos maiores produtores e engarrafados da sub-região do Cávado. Atualmente possui cerca de 85 hectares de vinha distribuídos por 5 concelhos, com produção de vinho branco, rosé, tinto e o espumante, que entrará no portfólio ainda este ano.

Avenida Barriomau, nº 158

4720-282 Carrazedo

Amares,Portugal

+351 253 908 073

927956320

terradamares@sapo.pt

Casa da TAPADA

A Quinta Casa da Tapada foi mandada construir em 1540 por Francisco de Sá de Miranda, poeta do renascimento literário e reconhecido humanista. O Solar do XVI é composto por um corpo principal de linhas maneiristas, cuja planimetria se desenvolve em L,  que o torna destinto dos demais,  quer pela sua relevância histórica, quer pela cultural, onde figura uma sublime Mata Centenária que o rodeia e pela sua esplendorosa vinha de 12 hectares que proporciona à quinta condições excecionais e únicas para a produção de vinho verde.  

Casa da Tapada Sociedade Agrícola, S.A.

Av. Sá de Miranda, nº 150

4720-464 Fiscal – Amares

+351 253 012 040

enoturismo@casadatapada.com

Socalcos do Bouro

Na encosta da Abadia, de olhos postos no rio Cávado e na Pousada de Santa Maria de Bouro, e de onde se avista a barragem da Caniçada e o Gerês, situa-se a Quinta do Cruzeiro, espaço que faz parte da história e do património rural e vitícola da Vila de Bouro Santa Maria e do concelho de Amares. A quinta, predominantemente ocupada por vinha, desenvolve-se em socalcos, característica do terreno que deu “Quinta do Cruzeiro” – “SOCALCOS DO BOURO”. 

Rua do Cruzeiro, nº 16 

Bouro santa Maria

Amares, Portugal

914049942

962825023

contact@socalcosdobouro.pt

Quinta de Amares

A Quinta de Amares, propriedade de grande valor histórico que integra o Mosteiro de Rendufe (século XI) e o Aqueduto (século XVII), é caraterizada por um património vinícola único na região dos Vinhos Verdes. A perfeita integração da vinha soalheira com cerca de 55 hectares, é favorecida por condições ótimas à produção de Vinho Verde.

Rua da Cerca, n.º 15 Bico, 
4720-173, Amares, Braga

info@quintadamares.pt

+351 252 682 749/59

Quinta D’Ornellas

Quinta D’ Ornellas é um empreendimento em desenvolvimento, que marca a paisagem pela sua imponência e elegância. Situado no coração do verde Minho possui 37 ha dos quais 7 ha de vinha que embelezam a paisagem com a sua marcada sazonalidade e organização. O vinho, fresco, leve e despretensioso em muito pode contribuir para enriquecer uma refeição ou simplesmente refrescar um dia de verão. 

Estrada Nacional 308
4720-308 Dornelas Amares 

+351 962 956 009 

quintadornellas@gmail.com

Encostas da Abadia

Encostas da Abadia é um vinho produzido e engarrafado em Bouro, Santa Marta – Amares – nas encostas da Senhora da Abadia, em socalcos expostos a Sul e a Nascente. Vinho Verde tinto, branco e rosé são as variedades que poderá degustar tranquilamente na nossa quinta. Proveniente das castas recomendadas Vinhão (90%) e Borraçal (10%), é um vinho jovem e encorpado, ótimo para acompanhar a gastronomia regional do Minho. 

Rua dos Fondinhos Nº 94 
Amares  
4720-660 Bouro Santa Marta

+351 253 377 994
portelaencostasdabadia@gmail.com

Mapa com a distribuição geográfica das 7 Quintas produtoras de Vinho Verde

Mapa das quintas que pode visitar durante o ‘Amares de Portas Abertas’

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.