comer como um abade – papas de sarrabulho

As papas de sarrabulho são um prato típico da cozinha portuguesa e são uma receita original da região Minhota do país. Tradicionalmente são confeccionadas no inverno, altura em que se dava a matança do porco. Este era um ritual antigo em que se aproveitavam todas as partes do animal e tentava-se rentabilizar ao máximo as carnes e miudezas.

As Papas de Sarrabulho são uma receita da Idade Média, altura onde a produção de alimentos era quase nula e a água potável não existia. A receita original resumia-se, assim, a uma cozedura lenta de pão embebido em sangue de animais.

Há quem sirva as Papas de Sarrabulho simples ou como acompanhamento de rojões e tripas fritas, por exemplo. É uma das receitar mais características do Minho e são muito procuradas por quem visita esta região.

Os principais ingredientes são, claro, as carnes: frango, vaca, porco e chouriço. Normalmente dá-se preferência ao uso de carnes caseiras da região. Depois de desfiada, as carnes são levadas a cozer juntamente com o pão desfeito. Por fim junta-se o sangue de porco e os temperos.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.