Festival de Jardins de volta a Ponte de Lima

A 16ª edição do Festival Internacional de Jardins já começou em Ponte de Lima e pode ser visitado até 31 de Outubro, junto ao Clube Náutico de Ponte de Lima.

A vila mais antiga de Portugal volta a ser anfitriã do Festival Internacional de Jardins, depois da paragem em 2020 devido à pandemia de Covid-19. O Festival Internacional de Jardins aposta na revitalização dos espaços urbanos, na preservação do ambiente e promove as boas práticas do uso dos jardins, e costuma atrair, em média, 100 mil visitantes por edição.

“O festival, acima de tudo, representa uma aposta forte do município de Ponte de Lima na área dos jardins e dos espaços verdes, uma vez que nos temos vindo, ao longo de vários anos, a afirmarmo-nos nesse contexto”, afirma o Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vitor Mendes.

O tema deste ano é ‘As Religiões nos Jardins’.

O júri avaliou criações provenientes de Portugal, Espanha, Escócia, República Checa, França, Inglaterra, Itália, Áustria, Roménia, Sérvia, Noruega, Polónia, Estados Unidos da América e Brasil.

Segundo o Presidente, o tema deste ano pretende “mostrar que as religiões devem ser um motivo de tolerância e amizade entre os povos e não deixa de lado a importância da responsabilidade ambiental na vida dos cidadãos”. Vitor Mendes acrescenta ainda que muitos dos materiais usados na construção dos jardins de 2021, resultam do aproveitamento de jardins das edições anteriores.

São 12 os jardins que pode visitar, entre eles o mais votado na edição de 2019, “Vertigem (IR) Reversível”. No final poderá votar no seu jardim favorito – o vencedor passará automaticamente para a edição do próximo ano. 

O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima foi distinguido internacionalmente em 2013 com o título Garden Tourism Awards, na “North American Garden Tourism Conference”, em Toronto, e em 2017 com a distinção “Europe for Festivals, Festivals for Europe” da EFFE Label 2017-2018.

“Do ponto de vista turístico, o Festival é também muito importante para Ponte de Lima porque atrai outro segmento deste mercado, como o turismo ligado aos jardins e aos espaços verdes”, refere o Presidente da Câmara.

O bilhete custa 1€ (0,50€ para maiores de 65), mas a entrada é gratuita para menores de 12 anos. Consulte os horários no site oficial.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.