Guimarães promove a sustentabilidade na cozinha

“A sustentabilidade nos restaurantes não é elitista”. O Chef António Loureiro defende que cada vez mais a sustentabilidade e o combate ao desperdício alimentar são imprescindíveis nos restaurantes e que é cada vez mais barato comer biológico e local.

A Divisão do Turismo da Câmara de Guimarães promoveu uma ação no âmbito da construção de um “Caderno de Referenciais” dos principais produtos endógenos e receitas gastronómicas mais emblemáticas do Concelho.

O Workshop, cujo tema era a Sustentabilidade na Cozinha, teve como oradores convidados Sofia Ferreira, Vereadora do Turismo, António Loureiro, Chef do Restaurante ‘A Cozinha’, Liliana Duarte, Chef do Restaurante ‘Cor de Tangerina’, e contou ainda com a moderação de Rafael Oliveira, da Feel Travel Minho.

Foram debatidos temas como o uso de produtos endógenos, sazonais e de km 0 na cozinha e as suas vantagens. Cada vez mais os restaurantes apostam na compra de ingredientes de produtores locais e aproveitar ao máximo os produtos sazonais.

A Chef do ‘Cor de Tangerina’ defende a posição do Chef Loureiro e acrescenta: “cada vez mais comer biológico é económico e saudável. E comer biológico pode ser com produtos de pequenos produtores onde se pode ir diretamente”.

A Vereadora Sofia Ferreira salientou a importância da capacitação da gastronomia local no acompanhamento da tendência dos mercados turísticos. “Temos que ajustar a nossa oferta ao novo perfil do turista e às novas tendências do mercado porque sem dúvida de que a área da sustentabilidade e da qualidade são áreas que temos de trabalhar”.

Este projeto enquadra-se numa candidatura das CIM Minho, no contexto da atribuição do Galardão da Região Europeia da Gastronomia ao Minho, submetida em candidatura conjunta do Consórcio Minho Inovação – CIM’s Ave, Cávado e Alto Minho ao Programa Operacional Norte 2020. O Minho e a Catalunha foram as primeiras regiões a serem distinguidas como Região Europeia de Gastronomia, em 2016.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.