Nações Unidas premeiam “A Cozinha”

O restaurante “A Cozinha” do chef António Loureiro foi reconhecido pelas Nações Unidas no concurso ‘Good Food for All’,  realizado a par com a UN Food Systems Summit.  O estabelecimento de Guimarães foi um dos 50  Melhores Pequenos Negócios do concurso reconhecido, num total de 135 países de todo o Mundo.

Os vencedores foram selecionados segundo a forma como o seu negócio atua e contribui para uma alimentação cada vez mais sustentável e saudável, e sobretudo, pela forma como se esmeram para combater o impacto ambiental e o futuro dos seus negócios.

Segundo o chef António Loureiro, o objetivo da criação deste espaço, sempre foi elevar a identidade da Cozinha Portuguesa e conjugar o receituário Português com a criatividade da cozinha de autor. Desde a abertura do espaço em 2016, o chef vimaranense assume ter juntamente com a sua equipa “(…) pilares fundamentais como o Compromisso e o Respeito. Queríamos que tudo aquilo que fizéssemos tivesse por base a Ética, o respeito pelos outros e pelo produto, a proteção do ambiente e a promoção da economia local; sempre que possível. Para isso contribuíram: o processo criativo e o processo produtivo, a perspetiva de eliminar ao máximo qualquer tipo de desperdício, a procura pelo contacto direto com os produtores locais e regionais, o desejo do Km zero, o respeito pela sazonalidade, a noção de escala, o estabelecimento de relações de compromisso partilhado com os fornecedores, a partilha com colegas e amigos da área, as parcerias win-win, a promoção da valorização pessoal através da formação, a partilha da nossa história através da comunicação pessoal”. 

À Feel Travel Minho, o chef mostra-se satisfeito com os resultados “Em primeiro lugar é um trabalho de Equipa e, por isso, sentimo-nos tremendamente orgulhosos por entidades externas e credíveis reconhecerem o nosso trabalho. Em termos de sustentabilidade, refiro-me ao Green Key, e agora, às Nações Unidas. Pessoalmente, sinto-me muito satisfeito por perceber que a equipa incorpora os nossos valores de respeito e de compromisso e que, através do que fazemos podemos sensibilizar os nossos clientes e a comunidade, para as questões relacionadas com a cozinha sustentável e mais genericamente, para as questões do Sistema alimentar”. 

António Loureiro e a sua equipa dão palco à essência dos produtos, sem que nunca lhes falte inovação, equilíbrio, sabor e intensidade. Efeito disso, é a estrela Michelin conquistada pel’ A Cozinha em 2019.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.